Últimos posts

Com tantas receitas lindas e deliciosas para o natal,muita gente se esqueçe que não pode faltar pães no Natal,não sei na casa de vcs ,mas desde criança,c resci vendo minha mãe amassar o pão na vespera de natal,durante o dia,o cheiro do fermento que ela usava invadia os quartos,minha mãe sempre me dava pequenos pedaços de massa ,para ficar amassando também,ela dizia que toda mãe deveria ensinar a filha ou filho a cozinhar,pois esse dom não é de todos, Hoje a mulher moderna mao cozinha mais ,ela compra pronto,tem muitas familia que compram sua ceia de natal,não vou criticar eles,pois muitos alemd e não saberem coznhar,também trabalham e não tem tempo de cozinhar.Mas a lembrança de um aroma na cozinha da mamãe é maravilhoso.Lembrar do cheiro do pãozinho saindo do forno,a lembranca da minha mãe cortando os biscoitos com  um copo de vidro da Cica ( molho de tomate).Ela regando o peru,ou até mesmo batendo no liquidificador aquele bolo de frutas secas maravilhoso que até hoje ela faz.São lembranças que guardamos dentro da gente,um dia antes da véspera fazemos os doces ,e salgados,típicos do nosso natal,na vespera ( dia que comemoramos ) ela frita todos os bolinhos,assa o Peru,eu asso os pães e biscoitos,nossa nem te conto ..mas é uma infinidades de comida ...são tantos que nós até levamos um  pratão para casa .E ainda vamos comer na casa dela no outro dia .E pensando no natal novamente,fiz esse pão,que será o mestre da mesa.não pode faltar.


Ingredientes da Massa

1 - 2 colheres (sopa) ou 2 sachês (10g cada) de Fermento para pão, seco, instantâneo (fermento granulado);

2 - 1/2 colher (sopa) de açúcar refinado.

3 - 1/2 xícara (chá) ou 120ml de leite morno.

4 - 50g ou 2 colheres (sopa) rasa de margarina

5 - 1/2 colher (sobremesa) de sal

6 - 300g ou 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento

7 - 1/3 xícara (chá) ou 80ml de água morna.


                                                          Recheio

1 - 200g de queijo mussarela ralado
2 - 200g de Requeijão cremoso (Tirolez) 
3 - orégano á gosto

                                                  Para Pincelar a massa

1 - 1 gema de ovo
2 - 1 colher (sopa) de azeite


Modo de fazer 

1 - Em um recipiente coloque o fermento e a farinha de trigo. Reserve. O fermento seco JAMAIS deverá entrar em contato direto com o líquido, pois sua ação será antecipada e o pão não ficará bom.
2 - Em uma bacia, coloque todos os demais ingredientes e vá acrescentando a farinha de trigo. Veja o passo a passo do ponto da massa.
3 - Transfira a massa para uma superfísie lisa, e sove, apenas com a palma das mãos (veja a foto). Faça este movimento por 5 minutos, até a massa ficar bem lisinha.
4 - Faça uma bola com a massa e coloque de volta na bacia, cobrindo com um pano úmido. Espere crescer por 30 minutos, ou até dobrar de volume.
5 - Faça pequenas bolinhas,abra com um rolo,recheie,passe o ovo por cima com o azeite.e leve para assar esta dourar levemente por cima.
Essa massa é deliciosa,eu fiz mais grossinha para ficar fofinha,mas se quizer ela mais crocante,vc deixa ela mais fininha.



SUGESTÕES DE RECHEIO
1 - Presunto, mussarela e azeitonas;2 - Carne seca (ou charque) com requeijão cremoso;
3 - Mussarela de búfala, charque refogada com azeite de dendê;4 - Tomate seco e mussarela de búfala
5 - Fazer um pão aromático, acrescentando na massa tomilho, salsa, manjericão;6 - Banana com canela
7- Maça com canela
8 - Goiabada com queijo branco.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

10 Comentários

  1. ai amga, que delicia eh essa? um sonho hein.... hummmmmmmmmm!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha flor de maracujá vc me levou a minha infância agora com esse texto tão gostoso, e é verdade, as lembranças de infância nessa época de Natal são muito marcantes. Adorei seu pão, e o recheio está de babar, vou levar a receita miga. Ficou lindo seu pão...bjos querida ótima semana

    ResponderExcluir
  3. MINHA DOCE AMIGUINHA,
    LINDAS PALAVRAS, É MUITO BOM RELEMBRAR OS VELHOS TEMPOS, RSRS. O SEU PÃO FICOU MARAVILHOSO E O RECHEIO ESTÁ DE DAR ÁGUA NA BOCA, BOM DEMAIS!

    APROVEITA BEM O EVENTO, DEPOIS ME CONTA COMO FOI!
    BEIJOS E SUCESSOS SEMPRE!

    ResponderExcluir
  4. Como é bom relembrar quando éramos crianças, minha mãe também faz coisas deliciosas, ela cozinha muito, mas muito bem mesmo.
    Sou apaixonada por pães, vou levar esta receitinha comigo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi minha amiga.hummm cheirinho de pão assando é uma lembrança que eu tenho até hoje!
    É cheirinho de aconchêgo,cheirinho de mãe, de vó....muito bom!
    Seus pãezinhos ficaram tentadores!!!
    Uma linda semana Sadhia querida.
    Beijos
    Ivani

    ResponderExcluir
  6. eu adorei a fotinh.me apeteceu
    Aqui nao fazemos pao para o natal,mas vc me deu uma boa ideia e esse ano fazer..vamos ver!
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Sadhia Querida,

    Adorei o seu post, é muito bom relembrar coisas boas da nossa infância, seu pão está de babar,com esse queijinho cremoso então, muito bom mesmo!!!

    Boa Noite, ótimos sonhos!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  8. Hummmm, parece ser delicioso !!
    Vou copiar a receita.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe fazia era muitos panetones e ficavam deliciosos e presenteava todos as amigas e parentes. odos esperavam os panetones da "mamãe". Recordação do cheiro, das formas e da minha querida mãe feliz!... Bons tempos... Gostei da receita e ficam lindos os pães!
    Bjk,
    Ana

    ResponderExcluir

Queridas e queridos leitores ,responderei á todos nos blogs ou por email por gentileza deixe seu email caso não tenha blog ,Bjinhos Doces Sadhia

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *