Últimos posts



Aqui na minha casa sempre tivemos a oportunidade de fazer algumas receitas especiais no natal ,fazemos sempre biscoitos,bolos,tortas,doces ,e afins .Mas os biscoitos todo ano reinam em minha cozinha.Gosto de incentivar o pequeno á  ter uma imaginação fértil,gosto de estimular a fantasia nas crianças.Na minha opinião uma criança sem fantasia é como um desenho em preto e branco.Tem que ter colorido para ser encantador.Uma criança com imaginação fértil se torna um adulto mais criativo.Gosto de ver as crianças correndo para colocar a cartinha do papai noel na janela ,deixando biscoitos na árvore de natal com um copo de leite.Quando vejo os olhinhos deles brilhando  quando notam  que o biscoito sumiu e o copo de leite esta vazio,me faz voltar á minha infância ,quando mamãe fazia biscoitos comigo,usando apenas uma tampa de vidro e com esta mesma tampa ela criava vários modelos de biscoitos até mesmo uma simples estrela .Todo este clima de natal me faz voltar aos biscoitos da minha mãe ,que eram gostosos e com gostinho de quero mais .Gostinho puro da minha infância .



Biscoitos amanteigados

250g de gordura vegetal hidrogenada 
250g de açúcar peneirado .
400g de farinha de trigo peneirada .
1 gema peneirada 
essencia á seu gosto  ( usei 1 colher de sobremesa  de água  de rosas )
Cortador de biscoitos da Mago.

Modo de fazer 

Amasse todos os ingredientes juntos ,mas cuidado a gema misture com a gordura primeiro e coloque a essencia ,depois coloque a farinha de trigo,amasse  bem se necessário coloque 20ml de água gelada .
Faça uma bola com esta massa e leve á geladeira por 30 minutos .
Depois do tempo de geladeira ,coloque a massa em cima de um plástico filme e depois cubra com o plastico.e vá passando o rolo por cima ,para que fique com uma medida só..Mais ou menos 1 cm.Corte com cortado de estrela ,eu usei aqueles da Mago.Cortei e coloque em uma assadeira que foi forrada com papel manteiga .Levei ao forno á 180 graus por 12 minutos .Até levemente dourar as pontinhas .Tirei da forma ainda mornos ,e coloquei em uma grade para secar .

Para enfeitar 

1 xicara de  glacê Real   Pronto ( comprei em lojas para festa  aqueles pacotes de glacê real,preparei conforme a embalagem ,e para dar um sabor melhor á ele,bati junto na batedeira 1 colher de sopa de pó para merengue o que resultou em um sabor estupidamente delicioso.).
1/4 de xicara de chá de confeitos de natal verde e vermelho.

Receita de Glacê real 

- 3 claras de ovo, em temperatura ambiente
- 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1/2 colher de chá de cremor de tártaro ou suco de limão( eu prefiro colocar uma colher de sopa de pó para merengue também  fica muito gostoso mas use o limão para ajudar a endurecer ).

Na batedeira bata as claras, o açúcar de confeiteiro e o cremor de tártaro ou o suco de limão ( como usei o pó para merengues eu coloquei junto com o açúcar )em velocidade baixa até que misturar bem. Se quiser pode usar um fouet em vez da batedeira. Desligue um pouco a batedeira e passe uma espátula na lateral da tigela, descolando a mistura. Volte a bater em velocidade média, por cerca de 7 a 10 minutos, até que fique bem branca, firme e brilhante. Caso precise endurecer mais um pouco adicione açúcar de confeiteiro até atingir o ponto.

Agora é só usar! Com a ajuda de um saco de confeitar  a aplicação do glacê fica mais fácil e é possível trabalhar fazendo diversos desenhos.

Mas para trabalhar bem com o glacê real, vale algumas dicas:
- O glacê quando seca endurece bastante, que já começa acontecer assim que a mistura está pronta, então é preciso ter agilidade.Eu gosto também de usar a ponta de uma pazinha e vou passando nos biscoitos e molhando nos confeitos ,rapidamente eu fiz juntamente com o pequeno Davi.
 
Dicas:

Para prevenir que ele endureça antes de que você comece a trabalhar, molhe um papel toalha e cubra bem a tigela onde está o glacê pronto, pois conservando a humidade se consegue retardar o endurecimento.
 Se você já tiver preenchido um saco de confeiteiro com o glacê, feche bem apertado a abertura do saco e envolva o Bico com um papel toalha umedecido, evitando que a ponta seque.
 Conforme a umidade, temperatura e quantidade de glacê, levará de 15 a 60 minutos para que ele endureça após aplicado nos biscoitos.
Não coloque na geladeira nada que você tenha confeitado com o glacê, pois ela contém umidade fazendo com que ele amoleça e fique grudento.Estes abaixo são os biscoitos que o pequeno Davi fez comigo para o papai Noel.( desta vez meu cunhado novamente comeu tudo e bebeu todo o leite .Imagine a felicidade do pequeno ao ver os presentes na Árvore e o copo de leite vazio e sem biscoitos ,felicidade total).





Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

24 Comentários

  1. Bom dia minha linda..
    Porque será que comidinhas de natal são tão lindas.. e tão saborosas né?
    Esses biscoitinhos estão simplesmente fantásticos..
    Hummmmmm
    Eu simplesmente estou aqui desejando experimentar um..
    Fora que ficaram lindos.. amei esses de bonequinhos.. srsr

    Amiga que saudade!!
    Um beijo mais que carinhoso e um dia lindo.. lindo viu?

    ResponderExcluir
  2. Ficaram perfeitos e o sabor deve ser divino! Uma linda apresentação! Desejo um lindo dia, recheado de gostosuras! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Sadhia querida,
    ainda não tive a oportunidade de provar água de rosas, deve dar um sabor especial nos pratos.
    Seus biscoitinhos ficaram perfeitos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Sadhia.
    Ficaram lindos os biscoitinhos. Adoro fazer biscoitos. O problema é conseguir não devorar todos de uma vez depois neh rsrs. Obrigado pelos parabéns. nos vemos dia 26 ;)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sadhia,
    É importante incentivar as crianças a desenvolverem a criatividade.
    Lindos biscoitos, sem dúvida embelezaram muito a mesa de Natal.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida os teus biscoitinhos ficaram lindos, oncordo contigo que temos que incentivar cada vez mais a criatividade das crianças, faz um bem danado né, beijos !!!

    ResponderExcluir
  7. Super delicados e mimosos seu biscoitinhos Sadhia querida, um encanto !!!, bjs e uma semana abençoada, Ana ;).

    ResponderExcluir
  8. Lindos e a fazer lembrar o Natal, muito bem decorados, tentadores é o que são estes biscoitos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. mas que queridas que estao gostei mt bravo bjs bs

    ResponderExcluir
  10. Olá querida amiga! É mt bom lembrar da infância e melhor ainda comer esses deliciosos biscoitinhos, ficaram lindos! Criatividade é td msm!
    Bjs ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  11. Esses biscoitinhos ficaram lindos, mantenha a tradição mesmo amiga eles vão carregar para o resto da vida essas recordações

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto os seus biscoitinhos no facebook e tinha adorado! Ficaram mesmo lindos, tão perfeitos :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  13. Ficaram lindos.Adorava ter jeito para decorar bolachas
    bj

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga
    Teus biscoitinhos ficaram um encanto que dá até dó em comê-los!
    Sou apaixonada por tudo que leva água de rosas e tenho certeza que teus biscoitos ficaram deliciosos!
    Bjo grande
    Lèia

    ResponderExcluir
  15. Que delícia quelida, lindo tb
    Olá estava de férias e agora de volta, atualizando minhas visitas quelidas...
    Obrigada pela visita...♥♥♥
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  16. Olá Sadhia!
    Eu também amo fazer biscoitos, com as crianças ajudando fica ainda mais divertido, lindos biscoitos... que delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Que deliciaaaaaaa!! amei ficaram lindos bjinhos minha linda tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  18. Oi Sadhia:)

    Que lindos biscoitos de Natal! Aposto que foram um sucesso e aposto também que estavam deliciosos:) Eu adorava provar...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Bom dia amigaaaaaa!
    Bolachinhas de natal deliciosas hein? Que arraso =)
    É isso aí, criança precisa ser incentivada mesmo e imagina ne...com uma mãe cozinheira de mão cheia, só vai sair delicinhas por aí! =)
    Voltei pra ficar agora, rsrs
    Beijooo

    ResponderExcluir
  20. Que lindos me add no face para trocarmos experiencias bjs Maysa Biscesto

    ResponderExcluir

Queridas e queridos leitores ,responderei á todos nos blogs ou por email por gentileza deixe seu email caso não tenha blog ,Bjinhos Doces Sadhia

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *