Últimos posts






No dia 19 de Agosto a Mercearia do Conde  lançou seu livro ,e convidou o blog para estar lá presente neste super  lançamento.Quando cheguei no restaurante  para o coquetel me senti como se estivesse na casa da minha avó.Um clima  gostoso,ambiente harmonizado com muitas relíquias de família.Adoro  ambientes que contam a história por sí  só.Na foto acima estou com a top Sheila Grecco .
Artesanal, colorido e bem-humorado como a própria Mercearia do Conde. Assim é o livro Mercearia Do Conde. Algumas Lembranças, Receitas e Histórias de Um (Quase) Tradicional Restaurante Paulistano (Ed. Dash), das autoras Maddalena Stasi (restauratrice) e Flávia Marioto (chef), dupla que há 24 anos criou um dos restaurantes mais queridos da cidade de São Paulo. A obra será lançada com coquetel e noite de autógrafos na segunda (03/agosto/15), na Mercearia do Conde, no Jardim Paulistano, evento que dá início às comemorações dos 24 anos de aniversário da casa.

O livro é todo desenhado e escrito à mão pelo artista plástico Marco Mariutti, amigo das autoras e que faz parte da história da Mercearia desde o início. Todos os aventais dos garçons são pintados à mão por ele, além das telas expostas no restaurante. No livro, Maddalena Stasi e Flávia Marioto (Shanti Nilaya para os íntimos) trazem histórias, curiosidades, depoimentos de gourmets e gourmands sobre o restaurante, como a chef e escritora mexicana Lourdes Hernandez e a pesquisadora Roberta Saldanha, além de 14 receitas descomplicadas e que são a cara do restaurante. Dentre elas, algumas marcas da Mercearia, como a criatividade, a experimentação e os passeios por diferentes culturas. É o caso da entradinha de guacamole com beiju de tapioca, em vez das tradicionais tortillas mexicanas, uma fusão entre Bahia e México. Também há receitas das saladas, frescas, saborosas e tão generosas que fazem até as vezes de prato principal, como a tunisiana ou a refrescante sopa fria de abacaxi com hortelã e coalhada fresca. Como pratos principais, a torta de cenoura e emmenthal, o risoto de abóbora com carne seca, o filé de frango recheado com damasco ao molho de tamarindo, o nhoque de mandioquinha servido em cestinha de parmesão, uma gostosura dupla lançada no restaurante e que virou depois moda nas casas da cidade. Como sobremesas, para adoçar sem complicar, estão a sinfonia de figos, creme de hortelã, creme de manga, banana da terra grelhada. Como drinks, a Caipirinha Tropicana (que reúne abacaxi em cubos, limão siciliano, hortelã fresca e cachaça) e o Suco Cura-Ressaca (água de coco, abacaxi, limão siciliano com folhas de hortelã) e a história de um suco que se tornou um hit na cidade, o de mexerica. Suco com gosto de infância, que remonta às aventuras da chef Flávia Marioto na fazenda do avô na cidade de Mogi Mirim. 
  Créditos das Fotos: Jade Gadotti.


O livro reúne colagem de amigos, croquis e curiosidades sobre como surgiu a Mercearia. Criada em 1991 pelas sócias, a irrequieta chef Flávia Marioto e a restauratrice Maddalena Stasi, a casa era originalmente uma mercearia e vendia mantimentos a granel, queijos, cereais e massas. Um cafezinho começou a ser servido no balcão. Para acompanhar, algumas delícias, como um sanduíche na baguete quentinha, um bolo e uma torta (como a tradicional de frango, que permanece até hoje no menu). Daí, não parou mais e assumiu definitivamente a sua vocação de restaurante. 


A colorida casa de esquina na Joaquim Antunes ainda guarda resquícios do antigo armazém de secos e molhados, com azulejos brancos nas paredes e objetos pendurados pelo teto. Não deixou de ser, de certa forma, uma mercearia. Continua sendo uma loja, onde se vendem tapetes, bolsas, enfeites, toalhas, louças e um monte de outras coisas. Fadas e trapezistas parecem voar pelo ambiente, decorado, ainda, com quadros, esculturas, pierrôs, espelhos, imãs de geladeira, relicários, bicicleta, vassouras, panos de prato bordados, sacolas de feira, móbiles e artesanatos vários espalhados pelo salão. Objetos de arte e de memória. Uma cozinha afetiva em um ambiente lúdico. Por isso, no livro, também flutuam bailarinas, trapezistas, pierrôs, nobres, plebeus, figuras mágicas dessa viagem gastronômica que é a Mercearia do Conde, um dos lugares mais vivos e astrais de São Paulo.

Ficha Técnica:
Título: Mercearia do Conde - Algumas Lembranças, Receitas e Histórias de Um (Quase) Tradicional Restaurante Paulistano
Autoras: Flavia Marioto e Maddalena Stasi
Ilustrações: Marco Mariutti
Editora Dash. 72 páginas.
Preço: 47 reais.
Onde comprar: na Mercearia do Conde e nas principais livrarias da cidade
Vendas on line: www.editoradash.com.br
Tel.: 11 2667-6314

Sobre as autoras:

A paulistana Flávia Marioto e a baiana de origem, mas paulistana de criação, Maddalena Stasi são amigas que resolveram, em 1991, transformar a paixão pela gastronomia em negócio com a abertura da Mercearia do Conde, no Jardim Paulistano, e anos mais tarde, em 2001, com a segunda casa da dupla, o Condessa, na Vila Nova Conceição, em São Paulo. Autodidata, a chef Flávia Marioto apresenta uma cozinha contemporânea com inventividade. Com pouco sal, pouco açúcar ou fritura, mas muitas especiarias, ingredientes frescos, temperos, pimenta e criatividade, a chef alia culinária saudável com sabor. Formada em Artes Cênicas e praticante de ioga, pilates e dança contemporânea, a chef Flávia Marioto transporta para a gastronomia toda essa energia artística. Aprendeu a cozinhar já na adolescência, nos encontros tradicionais da família de origem italiana, de Vicenza, e nos banquetes árabes de Natal, pelas mãos da mãe e da avó libanesa. Flávia é filha dos ex -donos da Evolução, loja pioneira de artigos para gourmets em São Paulo. Também de uma família gourmet, com cozinheiras de mão cheia, de origem italiana (da região de Puglia) e baiana, a psicóloga Maddalena Stasi é sobrinha do pesquisador Caloca Fernandes, autor de diversos livros de gastronomia, e de Bettina Orrico, culinarista responsável pelas receitas da revista "Claudia". Na Mercearia do Conde, Madalena cuida da parte administrativa, enquanto a chef alça os voos criativos. As sócias têm como paixão viajar pesquisando ingredientes e culturas inspiradoras. O resultado é uma cozinha afetiva e um menu de várias vertentes, com base no que leem, veem e sentem

Me identifiquei  muito com  elas pois somos Brimas .Acho que o sangue chama o que é do bem e da mesma cultura.Gostaria de agradecer  o carinho na qual nos recebeu em seu coquetel,estava  tudo maravilhoso.E agradecer  pelo livro maravilhoso,uma leitura gostosa ,assim como a casa.recomendo á todos .

* Esta postagem  não é uma Publicidade mas sim a opinião sincera e transparente da blogueira , que foi muito bem  recebida ,e se deliciou com quitutes  maravilhosos preparado por mãos de fadas.

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

34 Comentários

  1. Que delicia!!!!
    Pelas fotos a festa estava ótima.... Lançamentos são sempre ótimos...

    Parabéns e muito Sucesso..
    Seu blog é lindo flor

    Bjins

    Érika Costurarte

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Sua opinião sincera e transparente nos faz acreditar que esse mundo tem jeito.
    Ficou linda sua opinião,sua resenha,parabéns!
    Quem sabe consiga comprar um exemplar do livro?
    As fotos estão lindas.
    Desejo muito $uce$$o$
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oii sadhia vc e muito chique hemm rsrsr.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabens lindona, gostei muito do post.
    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que legal querida Sadhia, gostei das fotos e do seu relato, belo evento!
    Parabéns, sucessos sempre!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao empresário pelo lançamento do livro, apesar de ter demorado 24 anos, mas tudo em seu tempo, e acho que foi perfeito, o ambiente é lindo, com certeza as pessoas se sentem na casa da vovó. bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse lançamento do livro, parabéns para a Mercearia do Conde sucesso, Sadhia beijos.

    ResponderExcluir
  8. Hum que lindo, o lançamento deve ter sido muito legal. Parabéns para todos envolvidos no trabalho. bjoks

    ResponderExcluir
  9. que honra participar de um evento tão legal, parabéns, Sadhia.
    Na verdade fiquei com vontade de conhecer este restaurante e de ler o livro. Vou tentar conhecê-lo na minha próxima ida a São Paulo.
    bjk

    ResponderExcluir
  10. Um evento que une gastronomia e leitura , que tuuudo! Parabéns o ambiente parece ser muito aconchegante.

    ResponderExcluir
  11. Tudo muito lindo! Parabéns! um beijo
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS MUITO SUCESSO AMIGA,SEU BLOG É SHOW LINDO BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Opa, que "festchinha" show! Parabéns ao lançamento!
    bj

    Kika Magalhães
    http://www.blogtodavaidosa.com.br/2015/09/concurso-cultural-ser-mae-e.html
    https://instagram.com/kikamagalhaesblog/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelas fotos, muito lindas,
    Que legal que ganhou um livro, aliás livros sempre são bem vindos né?

    Bjos Sadhia!
    Minda

    ResponderExcluir
  15. parabéns, pela postagem, muito sucesso para a família, e com certeza esse livro é uma parte da história, imagina pessoalmente com essa família muitas mais histórias ,cada objeto ,bjs
    pedacinhosderetalhoseli. blogspot. com

    ResponderExcluir
  16. parabéns, pela postagem, muito sucesso para a família, e com certeza esse livro é uma parte da história, imagina pessoalmente com essa família muitas mais histórias ,cada objeto ,bjs
    pedacinhosderetalhoseli. blogspot. com

    ResponderExcluir
  17. parabens adorei que maravilha essa familia sucesso com certeza
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. parabens adorei que maravilha essa familia sucesso com certeza
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que gostoso sadhia uma delicia esses eventos parabens beijaos

    ResponderExcluir
  20. Que legal!!! Livros assim nos remete muito a casa de vo mesmo. Parece mostrar um lado bem família e adorei o que podemos encontrar nele. As receitinhas devem ser bem saborosas. Amei ler este post Sadhia e me recordou muito os restaurantes tradicionais da minha cidade na qual estou tao longe. Obrigada por compartilhar. Bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Que bacana desejo muito sucesso,
    que o livro tenha uma saída maravilhosa
    sucesso

    Linda Sexta!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  22. Uau que legal o lugar parece ótimo beijos
    www.blzinteligente.com

    ResponderExcluir
  23. Eba! Parabéns pelo mega sucesso!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  24. Parabéns
    E muito sucesso
    O restaurante parece ser bem legal
    Muito interessante
    E também bem dedicado pelas coisas feitas a mão
    Bem legal
    Adorei
    :)

    ResponderExcluir
  25. nossa que chic
    com certeza merece e muito
    vou querer muito ler o livro
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Muito chic hein?rsrs
    parece ter sido maravilhoso o coquetel!
    Esse livro me párece também muito interessante!

    Bjúús

    http://muitomaisquebelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a premissa do livro e as fotos do lançamento, com certeza deve ter sido um lançamento muito bom
    !

    ResponderExcluir
  28. Que evento maravilhoso :D
    Adorei as fotos, o post, o evento, o livro, tuuudo \o/

    ResponderExcluir
  29. Que delícia, deve ter sido muito bacana o evento!!
    Adorei as fotos.

    Bjo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Parece muito interessante!!!Parabéns pelo lançamento!

    Mi interessa

    ResponderExcluir
  31. Amei as fotos!!! muitos parabens

    Beijo grande
    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Queridas e queridos leitores ,responderei á todos nos blogs ou por email por gentileza deixe seu email caso não tenha blog ,Bjinhos Doces Sadhia

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *