Últimos posts


Me lembro muito bem que quando era criança ,que as sobremesas  não eram cheias de firulas e  pomposas.Eram sobremesas simples e com gostinho de quero mais.A mesa de natal era  recheada de gostosuras.Minha mãe só fazia manjar  no natal,ou virada do ano.Todo natal esperávamos pelo aroma doce e  gostoso do  manjar que invadia a casa.Muitas vezes como minha mãe trabalhava fora ,ela  preparava  a ceia já de tarde.Mas na noite anterior ela já deixava tudo  separado.Os ingredientes eram separados  cuidadosamente em pequenos potes de vidro,já com a quantidade á ser usada.
O que eu mais gostava  de fazer era me sentar na mesa ao lado e fingir que cozinhava com ela,e muitas vezes ela botava um pouco de manjar ainda quente nas minhas panelas e eu mistura e provava o tempo todo.Na verdade eu comia mais do que misturava.Como era gostoso.Abaixo colega  é uma receita bem antiga da mamãe , que eu sempre faço,na verdade  manjar de coco é a mesma receita sempre .Mas cada pessoa coloca seu toque especial.



Manjar de coco  com geléia de goiaba.



400ml de leite de coco 
300ml de leite Integral Mococa 
2 colheres de sopa de  coco ralado
1 xícara de açúcar refinado 240ml
4 colheres de sopa bem cheias ( aquelas grandonas ) de amido de milho
óleo de coco  para untar a forma  ou outro de sua preferencia  .

Calda 

1 pote pequeno de geléia de goiaba ,eu usei Fugini
Confeitos á seu gosto para decorar .( usei Mavalério bolinhas verdes e vermelhas para combinar com o natal ).
 
Modo de fazer o creme .

Em uma panela coloque o açúcar e o amido e mexa bem,coloque aos poucos o leite para não empelotar ,e adicione o leite de coco e leve ao fogo médio mexendo sempre ,até levantar fervura e começar á engrossar.Mexa bem no fogo para  não grudar no fundo da panela ,e cozinhe por mais 2 minutos ,até engrossar.Coloque em forminhas untadas com óleo de coco .E leve á geladeira  por duas horas ou até firmar .

Modo de fazer a Calda 

Coloque a geléia em uma  panela pequena e leve ao fogo com 50ml de água morna .Mexa bem até ferver e ficar mais rala .
Depois de desenformar ,coloque a calda por cima   de cada manjar .Coloque os  confeitos somente na hora de servir .


*Dicas da Sadhia :  Para facilitar na ceia de natal ou de ano novo,você pode deixar o manjar na mesa ,e cada pessoa se serve da calda e coloca os confeitos .Não são todas as pessoas que gostam destes confeitos ,cada um pode se servir do jeito que achar mais conveniente.
.Você também pode variar com outras geléias ou até mesmo  usar frutas frescas  da estação.

Também temos uma opção de Manjar de coco com calda de frutas vermelhas 

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Bom dia florzita, manjar de coco é presença obrigatória na ceia de Natal ou virada de ano. Aqui em cas tem que ter sempre. Ficou lindíssimo o seu e com geleia de goiaba hummmm...imagino a delicia que ficou. Bela receita de sucesso sempre. Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Sabor a coco já é bom depois geleia de goiaba então deve ficar um manjar dos deuses
    Ficaram lindos
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma delicia, ficou lindo e bem festivo

    ResponderExcluir

Queridas e queridos leitores ,responderei á todos nos blogs ou por email por gentileza deixe seu email caso não tenha blog ,Bjinhos Doces Sadhia

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *