Últimos posts


Camarão é um dos crustáceos que eu mais gosto.Quando criança íamos passar as férias em nossa casa no litoral   em Ubatuba  e comíamos  na barraca da tia nega  ( isso mesmo tia nega ) lá na praia da Caçandoca .Era uma família antiga que morava em frente  á praia ,dizem que são  de familia Quilombola,ela fazia os empanados de camarão mais gostosos da região.Como é uma praia de ponta e de difícil acesso,íamos pela manhã por volta das 10 e só voltá-vamos  por volta das 5 da tarde .Era muito gostoso passar o dia todo brincando na areia ,e na água com nossas pranchas,pegando crustáceos nas encostas ( sim colega eu sei tirar um crustáceo sem me  cortar toda ) naquela época  criança era criança.Sempre levávamos nosso almoço ,independente se papai fosse fazer o tão esperado churrasco , ele sempre  comprava o camarão empanado da Tia Nega.E as crianças vibravam.Fazendo uns testes aqui em casa descobri a receita e me deliciei aqui em casa.Confira abaixo colega a receita .


Camarão Empanado ( aquele de praia crocante )

300g de camarão cinza médio limpo  ( somente com o cabinho )
sal e pimenta do reino á gosto
gotas de limão para temperar ( usei 1 colher de sopa cheia )

Para empanar 

2 ovos batidos  com 2 colheres de sopa de leite ,sal e pimenta do reino á gosto e 1 colher de café de raspas  de limão ( somente a parte verde ).

1 Xícara de chá de Farinha de trigo peneirada temperada com sal ,pimenta do reino  

1 Xícara de farinha Panko( aquela japonesa usada em empanados japoneses vende na liberdade e mercados  grandes )

1 xícara de chá de óleo de soja para fritar .

Modo de fazer 

Limpe os camarões tirando toda a casca e as sujeiras  dele .inclusive aquela linha nas costas dele .Tempere com o limão ,o sal e a pimenta do reino e reserve .Você pode passar uma faca  fina nas costas e tirar as linhas facilmente .

Enquanto o óleo  aquece .Faça as misturas  das farinhas .Em um prato grande coloque a farinha de trigo e os demais temperos descritos acima e reserve .

Em outro prato fundo bata  os ovos  com 2 colheres  de sopa de leite ,pimenta do reino ,sal e as raspas de limão .

Em outro prato deixe reservado  a farinha panko.

Passo a passo de como empanar os camarões :

Primeiro   passe o camarão já temperado na farinha de trigo e depois nos ovos .Coloque eles na farinha panko e bata um pouco agregando a farinha no camarão .Coloque em óleo quente  sempre virando para não queimar ,pois ele frita muito rápido .Deixe o fogo sempre na temperatura média ( 160Graus ).

Molho de maionese com pimenta ,já ensinei aqui como fazer a maionese de alho ,como eu tinha um pouco dela na geladeira ,eu apenas acrescentei 4 colheres de sopa em 1/2 xícara de  maionese de alho e servi com o camarão .Usei aqueles molhos prontos de pimenta e ficou muito saboroso.




Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

9 Comentários

  1. Oi Sadhia:)

    Adoro camarão e assim nunca comi. Que aspecto delicioso e crocante - deve ser bom demais:) E esse molho deve ser ainda mais delicioso de acompanhar o camarão, até babei:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Menino, eu adorei essa receita de camarão devem ter ficado uma delicia...um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Sadhia babei agora! Também adoro camarão! Receita já decorada..rssss!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Nunca comi camarão assim, mas deve ser bom demais!

    ResponderExcluir
  5. Sadhia amiga me senti na praia mesmo, esse seu camarão esta divino, um arraso, que molhinho mais esperto, amei !!!, bjs e uma super tarde, Ana ♥...

    ResponderExcluir
  6. Oi quelida, não sou boa de boca não, como pouco demais sou magra e estou magra demais. A 3 meses tive uma pancreatite então como menos ainda hoje.
    Mas minha boca encheu d'água com este prata delicioso que como toda vez que vou para minha casa de praia.
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 4ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  7. Nossa Sadhia estou salivando aqui hahahaha que delícia! esses camarões parecem estar maravilhosos e eu os comeria em qlqr lugar.. na praia, em casa, no restaurante rs tudo de bom hein bjinhos amiga

    ResponderExcluir
  8. Camarão empanado é o meu preferido!!! Nunca me arrisquei fazê-lo aqui em casa com medo de errar, mas me deu uma vontade quando vi a sua receita!!! Hummm que fome!!!rs

    ResponderExcluir

Queridas e queridos leitores ,responderei á todos nos blogs ou por email por gentileza deixe seu email caso não tenha blog ,Bjinhos Doces Sadhia

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *